sábado, 11 de junho de 2016

Cronologia - Europa

Europa - a.C.

850.000 -  Os primeiros hominídeos chegam à Europa partindo da África, início do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) Inferior Europeu(é a ausência da técnica levalloisiana de obtenção de lascas).

600.000 - Aparecimento da indústria lítica achelense.

200.000 - Início do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) Médio na Europa (é o conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito entre o Paleolítico Inferior e o Superior). O Homem de Neandertal e sua distribuição geográfica pela Europa, além das técnicas de talhe (indústria musteriense).

40.000 - 30.000 - Utensílios de sílex (rocha sedimentar silicatada), chifre de rena, osso e marfim, Esculturas primitivas. Período solutrense.

35.000 - Início do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) Superior. Aparece o homem moderno pela primeira vez na Europa.  Nesse período há o aparecimento da arte rupestre, além de outros dois avanços: desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Divisão dos trabalhos entre homens e mulheres, no qual o homem ficou encarregado da proteção e sustento da família, e a mulher ficou responsável em cuidar dos filhos e cuidar da habitação. 

Há indícios de cerimônias de enterro dos mortos.

30.000 - Especialização de caça. Período magdaleniense.O nome vem de uma caverna francesa, La Madeleine, na França. Passam a enterrar os seus mortos. Tornam-se caçadores, e sua principal caça era o cavalo.

30.000 - Primeira arte rupestre no sudoeste da França e no norte da Espanha.

25.000 - Homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia. Coexistiu com o Homo sapiens.   O nome da espécie é em referência ao vale de Neander, na Alemanha, onde foram encontrados os primeiros fósseis. Sua aparência física era mais robusta que o homem moderno, e tinha um cérebro ligeiramente mais volumoso, chegando a ter 1.700cc.

10.000 - Homem de Cro-Magnon. É a espécie mais antiga do Homo sapiens na Europa, mas há restos mais antigos do Homo sapiens na África. Moravam em cavernas, e utilizavam instrumentos e armas com acabamento razoável. Acredita-se que comiam seus alimentos cozidos. Mediam entorno de 1,66 a 1,71 metro de altura, eram fortes e musculosos. Detentor de uma linguagem rica, com a qual conseguia expressar conceitos complexos.




Europa - d.C.

542 - A peste bubônica (ou peste negra) assolou a Europa. Doença septicêmica, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao homem pela pulga do rato-negro e outros roedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.