domingo, 12 de maio de 2013

Ciclo Vital de uma Célula Somática

Célula Somática - São quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução.

          O ser humano começa a vida como um ovócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide da qual todas as células do organismo são derivadas por uma série de centenas de mitoses.   obviamente, a mitose é crucial para o crescimento e diferenciação, mas ocupa apenas uma pequena parte do ciclo vital de uma célula.
          A fase  S é o estagio de síntese de DNA.
          As fases G1, S e G2 constituem, juntas a Interfase, as três fases levam um total de 16-24 horas, enquanto a mitose dura apenas 1 a 2 horas.

Mitose

           A mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Está dividido em 5 fases: Prófase, Prometáfase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
           É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.

Prófase - Inicia a mitose e se caracteriza por condensação gradual dos cromossomos.

Prometáfase - A célula entra na prometáfase quando a membrana nuclear se rompe , permitindo que os cromossomos se dispersem dentro das células.

Metáfase - Os cromossomos atingem a contração máxima. Eles se dispõem no plano equatorial da célula.

Anáfase - Permite que as duas cromátides de cada cromossomo se movam para os pólos opostos da célula.

Telófase - É a fase mitótica em que os cromossos começão a se desespirilizar. A carioteca ou invólucro nuclear reconstroi-se. O citoplasma sofre clivagem por um processo conhecido como Citocinese. Há duas células-filhas completas, cada uma uma com um núcleo contendo todas as informações genéticas da célula original, a célula-mãe.

Meiose

           A meiose é um tipo de divisão celular pela qual as células diplóides da linhagem germinativa dão origem a gametas haplóides.
           Há duas divisões meióticas sucessivas: A Meiose ! e a Meiose II.
           Na meiose I é conhecida como a Divisão Reducional, o numero de cromossomos reduz de diplóide para haplóide. A meiose I ou primeira divisão meiótica, é dividida em 5 fases:

Prófase I - Que é dividida em vários estágios:  Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno (Nesse estágio ocorre o Crossing-over), Diplóteno e Diacinese.

Metáfase I - A membrana nuclear desaparece.

Anáfase I - O número de cromossomos é repartido igualmente e cada produto term o número de haplóide de cromossomos.

Telófase I - Os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos pólos opostos da célula.

Citocinese - Não há síntese de DNA entre a primeira e a segunda divisões meióticas.

          Meiose II é semelhante a uma mitose comum, exceto que o número de cromossomos da célula entra em meiose II é haplóide. O Resultado final são 4 células haplóides, cada uma contendo 23 cromossomos, Também conhecida como divisão equacional, é a separação das cromátides. Tambem dividida em 5 fases:

Prófase II - 

Metáfse II -

Anáfase II - 

Telófase II - 

Citocinese - 





Bibliografia: Genética Médica, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.