sábado, 13 de abril de 2013

Dicionário de Biologia

T

Tâmara = Fruto da tamareira, palmeira nativa do norte da África e da Ásia Ocidental.

Tireóide/Tiróide = Nome atual : Glândula Tireóidea. É uma das maiores glândulas endocrinas do corpo. Produz os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).  Está localizada na parte anterior do pescoço e tem o formato de borboleta. É fundamental o funcionamento desta glândula para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Tonsilas  =   Nome antigo Amígdala.  São órgãos constituídos por aglomerados de tecidos linfóide localizados abaixo do epitélio da boca e da faringe.  São distinguíveis a tonsila faríngea, as tonsilas palatinas e as linguais.  ao contrário dos linfonodos, as tonsilas não ficam no trajeto de vasos linfáticos.  Produzem linfócitos, muitos dos quais penetram no epitélio e o atravessam, caindo na boca e na faringe.

Tracajá = Espécie de tartaruga da Amazônia.

Trompa de Eustáquio = Nome atual: Tuba Auditiva.  É o canal que liga o ouvido médio dos mamíferos á faringe e que ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica.

Turbérculo Quadrigêmeo =  Nome Atual: Colículo Superior e Inferior.  São quatro pequenas saliências localizadas na parte posterior da protuberância e são também vias de passagens dos estímulos nervosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.