quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Genética Mendeliana

Genética Mendeliana é o conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos. São elas:

Princípio da Segregação

Durante a meiose, os membros de cada par de alelos separam-se em diferentes células sexuais ou gametas, desse modo eles ocorrem em diferentes gerações. Este processo é chamado de separação ou segregação de separação dos híbridos.
O conceito de segregação ou princípio de Mendel é a separação dos pares de determinadores, que resulta em uma 'pureza de gametas. Os genes pareados (pares alélicos) separam-se um do outro e são distribuídos a diferentes células sexuais.
A segregação ou separação dos pares ocorre durante a formação das células reprodutivas maduras ou gametas.
Os zigotos que carregam duas unidades de um alelo são chamados de Homozigoto e os que que carregam dois alelos são Heterozigoto.
O fenótipo refere-se a expressão visível do caráter e genótipo refere-se a constituição gênica real.
Híbridos são a descendência de um cruzamento entre dois indivíduos geneticamente diferentes.

Cruzamento Monoíbrido - São básicos para a genética Mendeliana.

Dominância e Recessividade

Dominantes - São os fenótipos que podem ser atribuídos a uma única substituição alélica. O caráter é passado por um dos progenitores a aproximadamente metade da prole ou pessoas que não expressam o caráter não são portadores do alelo e portanto não o transmitem aos filhos.

Recessividade - São aqueles que necessitam de combinações homozigotas para se expressarem.  O caráter é geralmente detectado entre descendentes dos mesmos progenitores e a média é que 1/4 da prole seja afetada.

Codominância - ocorre qdo ambos alelos de uma par se manifestam inteiramente em um Heterozigoto. E esses alelos agem de forma distinta, ou seja, a mesma função, mas diferentes na seqüência exata de aminoácidos.

Semidominânia - Produzem o mesmo produto, mas em quantidade menores se comparados ao alelo dominante, ou seja, na ausência de dominância completa, todo genótipo possui um fenótipo distinguível.

Epistasia - É a interação funcional de diferentes genes não alélicos. Qualquer gene que mascare a expressão de outro gene não alélico é epistático a este gene. A epistasia é a inteiração entre diferentes genes, não alélicos, enquanto que a dominância é a inteiração entre diferentes alelos do mesmo gene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.