sábado, 29 de junho de 2013

Testamento de Pavlov

"Que hei de desejar-vos, moços da minha Terra, que vos dedicais à Ciência ??

Em primeiro lugar, DISCIPLINA !

Sobre essa condição importantíssima do trabalho científico, jamais podereis falar sem emoção. Disciplina, disciplina, disciplina.
Desde o começo do trabalho aprendi severa disciplina no acumular dos conhecimentos.
Aprendei as primeiras noções antes de tentar escalar o cimo da Ciência. Jamais comeceis a seguinte sem haver dominado o que vem antes.
Nunca tenteis contornar a insuficiênia de conhecimento, ainda que seja com o mais ousado jogo de conjecturas e hipóteses. Por mais que essa bolha de sabão Possas embevecer os vossos olhos,  ela, inevitavelmente, arrebentará, deixando apenas o sentido da vergonha.   Aprendei, comparai, colecionai os fatos.  Apesar de tão perfeita, a asa do pássaro jamais poderá mantê-lo em vôo, a não ser que saiba libar.  Os fatos são o ar dos cientistas, sem eles ninguém poderá voar.  Sem eles as teorias serão esforços vãos.
Mas ao aprender, experimentar e observar, não vos deixeis ficar na superficie dos fatos.  Não vos torneis arquivistas de fatos.  Procurai penetrar o segredo da sua ocorrência, buscai com persistência as leis que os governam.

Em segundo lugar, MODESTIA !

Nunca imagineis saber tudo.   Por mais que seja o vosso prestígio, tende a coragem de dizer a vós mes os: Não passo de um Ignorante!  Não permitais que a sober a vos assalte.  Se não lhe resistirdes, acabareis tornando-vos obstinados quando for preciso concordar, recusando o conselho útil e o auxílio amigo e perdendo a objetividade.

Finalmente, PAIXÃO!

Lembrai-vos de que a Ciência exige, do homem, toda sua vida.  E se ele tivesse duas vidas, Ainda isso não seria bastante.  Sede dedicados em vosso trabalho e em vossas pesquisas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.